terça-feira, 30 de abril de 2013

Casarão Jorge Lobato

          Falar da incompetência e descaso das autoridades e do desleixo de proprietários de Patrimônios Arquitetônicos e Históricos na cidade de Ribeirão Preto é chover no molhado, disso todo mundo sabe!
            
           Essas fotos que seguem são do Casarão Jorge Lobato! Para quem não se lembra ele fica na esquina das ruas Florêncio de Abreu e Álvares Cabral, no centro da cidade. é popularmente conhecida como a Casa dos Gatos, por feder urina felina.

Eu sei..... eu sei, parece um cenário de filme de guerra, mas não é! É só mais um patrimônio Largado Às Traças!

                              Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP. Fachada aos frangalhos.

             Essa residencia é um trecho da História da cidade de Ribeirão Preto. Foi construída em 1922 pelo escritório de engenharia Geribelli & Quevedo, o casarão foi uma das primeiras edificações da cidade a romper com o modelo de cômodos interligados. 

“Esse casarão teve o pioneirismo na individualização dos espaços íntimos. Até então, todos os cômodos de uma casa da elite cafeeira tinham duas portas, facilitando a vigilância do chefe da família sobre seus integrantes”,

explica o arquiteto e urbanista Cláudio Bauso, ex-presidente do Conppac e responsável pelo pedido de tombamento, em 2004.

                              Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP - Detalhe do exterior.



Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP - Detalhe do exterior.






O casarão, no estilo Art Deco é uma importante fonte para pesquisas sobre as relações familiares, sociais e entre patrões e empregados na primeira metade do século 20. É possível identificar salas de música, de visitas, de recepções (de cerca de 50 m2, com piso de mármore), de jantar e escritório, além de oito vitrais franceses. Fala sério, não dá dó? 

 Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP - Vitrais.

Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP - Interior.

 O casarão está fechado desde 1991, quando faleceu o último morador. O imóvel encontra-se num espólio de um ramo da família Junqueira. Jorge Lobato Machado, parente do escritor Monteiro Lobato, foi casado com Anna Junqueira, filha do coronel Joaquim da Cunha Diniz Junqueira. Deve estar faltando dinheiro para a família Junqueira! 
Proponho uma Vaquinha, quem topa?


Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP - Escadarias. 


 Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP - Interior.


 Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP - Interior.


                                  Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP - Detalhe do exterior.



Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP - Quintais. 


Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP - Detalhe dos pisos. 


 Casarão Jorge Lobato - Ribeirão Preto/SP - Detalhe do exterior.

         
             Impressiona mais ainda saber que na data de ontem 29/04/2013 a Prefeitura se orgulha nas imagens do Jornal da ETPV em lançar mais um museu, o Museu da Agricultura.... serviu de merchan para a Agrishow, evento que a maioria dos cidadãos da cidade nem sonha em passar na porta, e falando em história..... auhsuahsuahsuas NÃO é piada, a Agrishow é um bem tombado da cidade a pedido da prefeita Darcy Vera, é impressionante mesmo!

            É definitivamente mais um patrimônio Largado Às Traças!

    
Atenção pesquisadores!!!!! Quem precisar de fotos sem logo, favor encaminhar o pedido!!! 


     Elaine Caun / Historiadora - 30/04/2013.
 elainecaun@hotmail.com

11 comentários:

  1. impressionante como coisas importantes para a cidade não vale nada na mão de políticos interesseiros.

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa, esse patrimonio é de todos e carrega a história de nossa querida cidade!

    ResponderExcluir
  3. Fico triste todas as vezes que passo em frente a este casarão bem no miolo do centro de Ribeirão que poderia ser um espaço para cultura, arte e o vejo abandonado, largado às traças como vc diz. Podemos fazer algo a respeito? petições? abaixo assinados?? Pelo visto é muito pouco o que podemos fazer frente ao domínio financeiro.A família quer que fique la por ficar e pronto.

    ResponderExcluir
  4. o melhor caminho para qualquer petição ou pedido seria o CONPPAC, no entanto, o conselho tem falhas e não existe capacidade técnica para o problema! Infelizmente, é uma sinuca de bico.

    ResponderExcluir
  5. Gente, peloamordedeus, é meu sonho conhecer essa casa, além de algumas outras, antigas aqui em Ribeirão Preto. Sempre passo lá e nunca encontro ninguém que possa me atender. Adoro observar estes prédios antigos, de verdade. Será que, na cara de pau mesmo, os donos topam uma visitinha de uma estranha, mas apaixonada, por casas antigas??? Hehe!

    ResponderExcluir
  6. bom dia!
    ontem passei pelo casarão e vi uma placa de vende-se, gostaria de saber o valor e se os donos aceitam outro imovel como parte do pagamento

    ResponderExcluir